Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Pequenas ideias que viabilizam a vida

Por Ana Christina Figueiredo Naves de Carvalho *


Hoje percebo a verdadeira sistemática que realmente muda o comportamento dos humanos.

Não basta simplesmente uma campanha com belos sorrisos ou a pureza de uma criança que inge-nuamente pede ao pai que a ajude a preservar a natureza.

Nós, seres humanos, enquanto “espécie,” somos movidos por interesses quase sempre egoístas, mesquinhos, individualistas, existem exceções, é claro, não podemos generalizar.

Mas, para transformar a realidade do nosso planeta, precisamos mudar esse paradigma, e a solução não vai surgir de grandes ações ou de grandes corporações, estas geralmente estão comprometidas com o lucro, investidores e outros complexos fatores. O que pode fazer a diferença, às vezes, está nas pequenas idéias, pequenos gestos, porém, praticado por multidões.

Para ilustrar essa sistemática, irei dar um exemplo singelo que nos remete às famigeradas sacolinhas plásticas, feitas de polietileno, um termoplástico que se obtém a partir do petróleo. Com a simples atitude de não aceitarmos essas sacolinhas, estaremos diminuindo a emissão de carbono, ou seja, o efeito estufa que já assola o clima do planeta.

Estima - se que são consumidos anualmente cerca de um trilhão de sacos plásticos no mundo. Considerando que eles levarão em média 300 anos para se decompor, e que apenas 1 por cento deste volume é reciclado devido aos altíssimos custos inerentes ao processo, podemos imaginar a dimensão do impacto na natureza, sem contar com o consumo de petróleo, um recurso não renovável que gera inúmeros conflitos mundiais...

Ainda não podemos deixar de lembrar que parte destes resíduos entope encanamentos e bueiros
causando verdadeiras tragédias nos grandes centros urbanos. Não precisamos ir muito longe para constatarmos, afinal estamos diante do problema. Porém, o que não vemos, tão pouco sabemos, é que a maior parte deste lixo tóxico vai para os oceanos acarretando outros incontáveis danos ambientais pouco difundidos e estudados.

Com a finalidade de suprir esse nicho provocado por uma conduta ecologicamen-te correta, surgiram as “ecobags” ou bolsas reutilizáveis, esse conceito vem sendo amplamente difundido pelo mundo e também ganha força entre os brasileiros. Uma idéia simples, que se praticada por muitos pode fazer uma notável diferença, não deixa de ser uma maneira de viabilizar a vida na Terra.

Então, o que você está esperando para tomar essa pequena atitude? Enfim, o que importa é a sua ação, mesmo que pareça muito pequena, se praticada por bilhões de pessoas terá um efeito incrível.

Pare, pense e
faça!

* Diretora de Educação Ambiental do Promutuca. www.promutuca.com.br • promutuca@promutuca.com.br •
(31) 3581-1166

Jornl do Belvedere nº86 - Coluna da Promutuca - Página 2

Mais Artigos