Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Apenas um, dos mil e um motivos para preservar

Por Ana Christina Figueiredo Naves de Carvalho *

É certo que nos resta apenas um sopro de vida, um pequeno flash da realidade ecológica que um dia reinou nesse planeta.

Dados de inúmeras fontes nos indicam que a área de Mata Atlântica brasileira foi reduzida
a 7%, é o que sobrou! Acrescente a este dado o fato do pouco remanescente estar espalhado em pequenas áreas isoladas de florestas, o que inviabiliza o trânsito das espécies; e porque não dizer, exterminando a rica biodiversidade desse bioma.

Eis a questão: qual a importância da biodiversidade?

A Biodiversidade é uma propriedade fundamental da mãe natureza. A diversidade biológica possui, além de seu valor intrínseco, grande valor genético, social, econômico, científico, educacional e cultural.

Ressalta-me aos olhos a relação entre medicina e a biodiversidade. Quantos milhões de seres humanos foram salvos por medicamentos que têm como base organismos naturais? Antibióticos, analgésicos, a penicilina....Graças a Deus e à  biodiversidade, foi-se o tempo em que a pneumonia e outras tantas doenças nos condenavam ao fim.

É fato, quando perdemos a diversidade, além da fauna e da flora, estaremos perdendo também vidas humanas. As drogas que ainda estamos por descobrir ficarão perdidas, e com elas, incontáveis seres humanos. Infelizmente é irreversível, nem a mais moderna tecnologia, nem as mais recentes descobertas científicas podem compensar tamanho prejuízo.

Pois este é apenas um, dos mil e um motivos para preservar.

Deixo aqui para refl etirmos o que versa o artigo 225 de nossa Constituição Federal: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à  sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à  coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

*Diretora de Educação Ambiental do Promutuca. (31) 3581-1166

Jornal do Belvedere nº80 - Coluna da Promutuca - Página 2

Mais Artigos