Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Visitas Técnicas avaliam situação ambiental dos Condomínios do Vale do Mutuca

 


A implantação do Programa de Visitas Técnicas de Levantamento Ambiental no Vale do Mutuca vem intensificar as ações de preservação no nosso vale e agilizar soluções para cada tipo de irregularidade ou agressão ambiental detectada.

Segundo a gestora ambiental Eliane Rosa, responsável pelo trabalho, o Programa de Visitas Técnicas de Levantamento Ambiental foi instituído a partir deste ano pela Promutuca e seu foco principal é identifi car as potenciais ameaças ao meio ambiente da região, causadas pela ação humana ou por fenômenos naturais. O objetivo de cada relatório é informar as condições ambientais e de sua preservação nos condomínios do Vale do Mutuca. A vistoria é feita em todas suas dependências, incluindo ruas, trilhas e divisas.

“Procuramos apontar questões relacionadas ao meio ambiente, ações para sua preservação e postura do condomínio em relação ao tema. Buscamos também reforçar entre os moradores a conscientização de que o respeito à legislação é o único caminho para minimizar os impactos ambientais no Vale do Mutuca”, diz Eliane Rosa.

A responsável pelo programa acrescenta que a proposta é que as informações contidas nos relatórios gerados a partir de cada visita técnica sejam analisados não apenas pela diretoria como também pelos síndicos dos 12 condomínios da Associação Promutuca, a fim de que seja encontrada soluções ágeis para cada tipo de ocorrência registrada.

Até o momento, em linhas gerais os relatórios das primeiras visitas a condomínios apontaram que as ocorrências mais comuns são o desmoronamentos de encostas, riscos de assoreamento de córregos e lagos, lotes e abertura de clareiras próximos a nascentes, ausência de coleta seletiva de lixo e irregularidade no acondicionamento e descarte de entulhos de obras.

No entanto, a responsável na prática pela execução das visitas e dos relatórios técnicos Eliane Rosa afirma que, nos casos em que houver riscos iminentes ao meio ambiente, e que por isso exijam ação imediata, a prioridade será sempre acionar primeiramente os órgãos e entidades ambientais competentes.

Eliane Rosa afirma que outro objetivo do Programa de Visitas Técnicas de Levantamento Ambiental é reforçar entre os moradores a conscientização de que o respeito à legislação é o único caminho para minimizar os impactos ambientais no Vale do Mutuca.

Mais Artigos