Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

É preciso cuidar do que se quer preservar!

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Ana Christina Figueiredo Naves de Carvalho *


Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A celebração foi criada em 1972, em Estocolmo, capital da Suécia, por ocasião da Confederação das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente. Hoje a data, mais que reconhecida, é marcada por manifestações em diferentes cidades de todo o mundo. Em 2010 a Organização das Nações Unidas, em sua campanha, declarou este o Ano Internacional da Biodiversidade.

Conforme a própria ONU divulga, dados estarrecedores nos fazem realmente refletir. Somos um em 15 milhões de espécies. E, nós, seres humanos, fazemos parte de um reduzido número de espécies que apresentam crescimento populacional. A grande maioria dos habitantes do planeta Terra caminha para a extinção.

Realmente milhares de espécies catalogadas e devidamente listadas estão ameaçadas de extinção, mas, definitivamente,
não refletem a dimensão do problema. Não se pode mensurar o tamanho do dano posto que muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.

A atividade humana tem sido demasiadamente agressiva e imponderada, ao colocarmos em risco a biodiversidade estamos arriscando a nossa sobrevivência de amanhã. Não podemos nos esquecer nosso planeta que nos alimentamos, que nos vestimos, isto sem mencionar o combustível que usamos,os remédios que salvam vidas e
muito, muito mais.

Para celebrar o valor da biodiversidade em nossas vidas nada melhor do que defendê-la, devemos cuidar do que necessitamos preservar. E preservar vai muito além do cuidar, preservar é usar a imaginação
para planejarmos o futuro que desejamos. Já dizia Albert Eisnten: “Insanidade é ,continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” Então, inovação é a palavra de ordem, ou melhor, ecoinovação!

Mais Artigos