Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

EQUINÃ"CIO

Por Gisele Kimura

Adoro o mês de setembro. Sou suspeita pra falar, pois é o mês do meu aniversário. Mas também é o início da primavera. Daqui a uns anos talvez não ache tão bom assim os aniversários, mas da primavera...
sempre vou gostar. Tanto quanto gosto dos outonos. Ambos têm algo em comum: se iniciam no equinócio.

Desde que descobri esta palavra tenho fascínio por ela: equinócio.

Do latim, aequus (igual) e nox (noite), o equinócio é a ocasião em que o dia e a noite têm a mesma duração. Duas vezes por ano, no início da primavera e do outono, o sol cruza o plano do equador celeste e a luz solar incide perpendicularmente sobre o Equador, e nos dois hemisférios o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Não deve ser por acaso que as flores desabrocham nesta época. Talvez comecem a sentir muito calor dentro dos seus botões. Mas talvez se sintam mais otimistas para saírem, afinal depois de um longo período em desvantagem, o dia fica igual à  noite. Sol e lua dão uma trégua em seu revezamento cíclico e se cumprimentam frente a frente.

O mundo atual é muito competitivo. Aprendemos que só o mais forte sobrevive. Na eterna luta pela liderança, poucos vencem e a maioria se torna perdedor. Competir pela vida está na ordem da evolução, mas uma competição em desigualdades, como fazemos hoje, é uma barreira ao ciclo natural da evolução.

Na natureza existem muitas outras formas cooperativas de relação nas quais deveríamos nos basear: parcerias, associações e simbioses, em que se busca a igualdade de benefícios para todos. Nestes sistemas, o sucesso da comunidade toda depende do sucesso de cada um de seus membros, enquanto o sucesso de cada um depende do sucesso da comunidade como um todo.

O equinócio é um momento de igualdade e equilíbrio na natureza. Coisas tão difíceis de achar hoje em dia. Deve ser por isso que me chama tanta atenção. Se até dia e noite podem ser iguais, porque o homem também não?

Jornal do Belvedere nº75 - Coluna da Promutuca - Página 2

Mais Artigos