Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Informativo promutuca 3 - Editorial

A última edição do Informativo focalizou a Diretoria Executiva.
Esta edição traz informações sobre o Conselho Deliberativo, nas palavras do próprio presidente

Prezados moradores,

Ao lado da Assembleia Geral, da Diretoria e do Conselho Fiscal, O Conselho Deliberativo é um dos órgãos que integra a Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca – Promutuca.
O Conselho Deliberativo é composto por um representante de cada um dos condomínios do Vale do Ribeirão Mutuca, que são seus respectivos síndicos, por um representante de cada um dos clubes recreativos da região, além de nove conselheiros eleitos a cada dois anos, pela Assembleia Geral, para um mandato de dois anos.

As diversas funções do Conselho Deliberativo, inclusive as burocráticas, são definidas pelos artigos 24 e 25 do Estatuto da Associação e podem ser conferidas na íntegra no endereço eletrônico da Associação. Entre elas, destaque para a fixação da orientação geral e a definição das diretrizes estratégicas da Promutuca, e o assessoramento à Diretoria na discussão e encaminhamento das questões de grande interesse social e a organização de comissões técnicas para realização de estudos sobre o meio ambiente no Vale do Ribeirão Mutuca.

Ao longo dos últimos anos, o Conselho Deliberativo, ao lado da Diretoria, tem procurado estreitar os laços entre os moradores e a Associação, seja promovendo maior divulgação do papel da Promutuca e das atividades que desempenha, seja promovendo atividades de integração como exposições, caminhadas ecológicas e manifestações públicas.

O Conselho Deliberativo tem também discutido e formulado diretrizes para o acompanhamento da expansão imobiliária na região, com o objetivo de conter os excessos promovidos por alguns empreendimentos e da definição de diretrizes que promovam o desenvolvimento sustentável na região. A participação de cada um dos membros nas reuniões do Conselho Deliberativo é de suma importância, pois enriquece os debates, permite identificar pontos convergentes e divergentes entre os clubes e condomínios, além de ampliar a legitimidade da atuação da Promutuca perante os órgãos ambientais do Município de Nova Lima e do Estado de Minas Gerais.

As reuniões ordinárias do Conselho deliberativo acontecem uma vez a cada quadrimestre. É possível, ainda, a realização de reuniões extraordinárias em outras datas, por convocação de seu Presidente, de um terço de seus membros ou de um quinto dos associados.
Esperamos a presença de todos na próxima reunião do Conselho Deliberativo. Os moradores do Vale do Ribeirão Mutuca interessados em participar serão sempre bem vindos.

José Alfredo de Oliveira Baracho Júnior/Presidente do Conselho
Deliberativo da Promutuca