Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Informativo Promutuca 4 - Editorial

O Informativo Promutuca chega a sua quarta edição com reportagens que certamente irão interessar a todos que se preocupam com a preservação ambiental do Vale do Mutuca. Uma delas diz respeito à denúncia de um morador do Vila d'El Rey de que o Córrego do Gregório está sendo contaminado pelo esgoto doméstico lançado diariamente sem tratamento em suas águas pelo vizinho Condomínio Vale dos Cristais. Segundo o morador, a denúncia já foi inclusive encaminhada ao Ministério Público de Nova Lima, depois de várias tentativas de solucionar o problema junto à empresa responsável pelo empreendimento e também aos órgãos ambientais competentes, que até agora não sinalizaram uma solução para o problema. A situação é preocupante. Ciente da denúncia, a Promutuca pretende ter acesso em breve à documentação do processo de licenciamento fornecido pela Feam - Fundação Estadual do Meio Ambiente, com o objetivo de submeter a matéria à apreciação do Conselho Deliberativo e assessoria jurídica e definir nosso posicionamento oficial a respeito do assunto.

A implantação do Programa de Visitas de Levantamento Ambiental também é outra reportagem que merece destaque. A intenção dessa iniciativa da Diretoria Executiva é intensificar as ações de preservação no âmbito das 12 unidades que compõem a Associação, a fim de agilizar soluções para cada tipo de irregularidade ou agressão ambiental detectada. No entanto, sempre obedecendo a sistemática de comunicar as ocorrências primeiramente aos síndicos dos respectivos condomínios onde foram registradas, exceto nos casos mais graves, que exijam o acionamento imediato de órgãos como a Polícia Ambiental.

A "Coluna do Síndico" destaca nesta edição a situação ambiental do Condomínio Bosque da Ribeira, que tem em seu histórico de 32 anos realizações como a implantação de uma estação de tratamento de água com recursos de seus próprios moradores. A entrevista do atual síndico do condomínio revela, inclusive, que o Bosque da Ribeira é não apenas um dos mais antigos como também um dos precursores de ações ambientalistas na região.

Com essas reportagens, esperamos cumprir nossa função de sempre divulgar assuntos de interesse de todos que vieram para o Vale do Mutuca em busca de uma melhor qualidade de vida através de um contato mais próximo com a natureza.

 

Gisele Kimura
Presidente da Diretoria Executiva