Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Informativo Promutuca 6 - Editorial

Nesta edição, o Informativo Promutuca completa seu primeiro ano, mostrando que ainda terá longa vida pela frente.

As pautas ambientais têm ocupado cada vez mais espaço na mídia. Um dos assuntos mais freqüentes nos últimos dias é o aumento de incêndios florestais com conseqüências devastadoras em todo o país. Só em Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas revela que apenas de janeiro a julho deste ano houve um crescimento de cerca de 300% de ocorrências em relação ao mesmo período de 2008 e 2009.

Causados em grande parte por negligência humana, os incêndios florestais comprometem não apenas o equilíbrio entre as espécies da fauna e flora, como também empobrecem o solo, o que muitas vezes inviabiliza a recuperação das áreas atingidas pelo fogo. Além disso, as queimadas são a principal causa de emissão de gases do efeito estufa no Brasil, piores até do que a emissão de combustíveis fósseis.

A Região Metropolitana de Belo Horizonte todos os anos sofre com essa ameaça, uma vez que concentra diversas áreas particularmente susceptíveis à ocorrência de incêndios florestais, entre elas o próprio Vale do Mutuca. O registro de chuvas significativas no Estado só está previsto para o final do próximo mês de outubro, por isso é preciso estar alerta.

Uma das reportagens do Informativo Promutuca diz respeito justamente às ações efetuadas pela Brigada de Incêndio do Condomínio Vila Alpina no combate aos focos de incêndios no vale. Este assunto está diretamente relacionado à preservação da nossa biodiversidade, como as espécies de mamíferos retratadas na seção “Fauna” desta edição.

Através do nosso Informativo, temos mostrado um pouco das ações que a Promutuca vem realizando para melhorar a qualidade ambiental de nossa região. Neste primeiro ano de vida, ele já se consolida como um importante veículo para que os moradores do vale conheçam um pouco mais sobre a nossa associação e a região em que vivemos.

Gisele Kimura
Presidente da Diretoria Executiva