Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Pesquisa avalia interações entre Humanos
e Micos Callithrix penicillata no
Condomínio Vila d’El Rey

Fauna

Pesquisa avalia interações entre Humanos e Micos Callithrix penicillata no Condomínio Vila d’El Rey

Analisar as interações entre os micos e moradores é o principal objetivo do projeto de iniciação científica intitulado “Simpatria e interação entre micos da espécie Callithrix penicillata e humanos no condomínio Vila del Rey em Minas Gerais.”, que está sendo desenvolvido pela aluna do 5º período de Ciências Biológicas da PUC Minas,  Nathalia Patrocinio Pereira, sob a orientação do professor Robert J. Young.

O projeto piloto foi iniciado em setembro de 2009 e desenvolvido durante 6 meses com o apoio da Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. A pesquisa tem duração de um ano, e acontece com autorização e apoio da administração do Vila d’El Rey. Os resultados, segundo a pesquisadora, só serão divulgados após a conclusão do projeto, a fim de não comprometer os dados que estão sendo obtidos.  

Metodologias - Nathalia Patrocinio Pereira explica que ao ser encontrado um grupo de micos Callithrix penicillata, mesmo que sem interação com humanos, é feita a localização no GPS e também fotos com a finalidade de não apenas identificar como também diferenciar posteriormente os grupos de micos existentes. Além disso, é realizada a contagem dos indivíduos para obtenção da densidade populacional, e outras anotações detalhadas como sexo e idade de cada animal. “Ao final da marcação de pontos do GPS poderei saber a área de vida dos grupos de micos presentes e, com os questionários e as fichas de campo, avaliar as possíveis interações existentes”, acrescenta a pesquisadora.

No entanto, devido à dificuldade de visualização de interações entre micos e humanos nas ruas, e principalmente no interior das residências do Condomínio Vila D’El Rey, ela informa que foi preciso a utilização de um segundo método de pesquisa:  a  aplicação de questionários para compreensão do funcionamento dessa interação. “Foram distribuídos questionários, mas poucos foram respondidos. Isso inviabiliza a conclusão do projeto, pois sem um número suficiente de respostas não será possível obter dados precisos.”, diz Nathalia Pereira.


Curiosidades sobre os Callithrix penicillata:

Os saguis (Callithrix penicillata) são animais de pequeno porte, com peso entre 300 e 450g. Têm cerca de 530 mm da cabeça até a cauda, em média. A coloração da pelagem é um misto cinza/preto/avermelhado, caracterizando-se pela presença de tufos auriculares e por uma mancha branca na testa. Os Callithrix penicillata possuem tufos pré-auriculares em frente à orelha. São primatas arborícolas que habitam várias fisionomias florestais (STEVENSON & RYLANDS, 1988; VIVO, 1991) podendo ocorrer inclusive em vegetação secundária, perturbada e fragmentada (RYLANDS & FARIA,1993).
Segundo (DIGBY & FERRARI, 1994), os sagüis do gênero Callithrix podem viver em grupos poliândricos, poligínicos e monogâmicos, apresentando, como característica social, o cuidado cooperativo da prole, particularmente pelos machos adultos (RYLANDS,1989). 

Glossário
* Existência de duas ou mais populações em uma mesma área geográfica

Os moradores do Vila D’El Rey interessados em participar da pesquisa sobre a interação entre humanos e micos poderão receber o questionário via internet, por meio de solicitação encaminhada ao e-mail nathaliapatrocinio@gmail.com
Os questionários respondidos poderão ser encaminhados a qualquer uma das três portarias do condomínio, e serão recolhidos semanalmente pela pesquisadora.