Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Mutuca: Vegetação típica de Mata Atlântica e Cerrado

O Vale do Mutuca comporta uma vasta cobertura vegetal, com centenas de espécies de plantas. O tipo vegetacional predominante na região é o de Mata Atlântica, considerado um dos 34 hotspots de biodiversidade do mundo. O status é dado somente aos ambientes que atendem dois critérios rigorosos: abrigar pelo menos 1,5 mil espécies de plantas vasculares (mais de 0,5 % da diversidade mundial) como endêmicas (que só ocorrem no local), e ter perdido pelo menos 70% de seu habitat original. Apesar deste bioma ser extremamente ameaçado (estima-se que exista apenas 7% da cobertura original), possui 20 mil espécies de plantas, 40 % endêmicas.

O Cerrado é outro bioma que compõe a paisagem do Mutuca. Além de também ser um dos 34 hotspots mundiais de biodiversidade, é um dos mais ameaçados do planeta em decorrência da rápida expansão da fronteira agrícola e pecuária do Brasil.

Por ser uma área de transição, o Vale do Mutuca apresenta uma soma das características da Mata Atlântica e do Cerrado, o que incrementa ainda mais a diversidade da região. Quando consideramos a Serra da Mutuca, novos biomas aparecem. As vastas florestas dão lugar aos afloramentos rupestres que possuem uma flora associada muito específica. Diferentes espécies dão cara nova aos topos de montanha. Espécies como a Barbacenia williamsii são muito raras e encontradas apenas na Serra do Curral e Serra da Mutuca. Outras, como a gramínea Andropogon ingratus , a medicinal arnica ( Lychnophora pinaster ) e a orquídea Sophronitis caulescens dominam a paisagem dos afloramentos rochosos encontrados na Serra da Mutuca.

Fatores como especulação imobiliária, mineração e a destruição de habitats ameaçam a integridade destes ambientes, insubstituíveis para a manutenção dos reservatórios de água e das diversas formas de vida. Iniciativas de conservação devem ser consideradas prioritárias, e nunca devemos esquecer da importância de sua prerservação para a manutenção de todos os serviços ecológicos prestados.