Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Evite atropelamento de animais silvestres

No último mês de setembro foi registrado o mais grave incêndio dos 17 anos do Parque Estadual do Rola Moça. O fogo destruiu mais de 80% da cobertura vegetal da região. A morte ou a fuga de animais em busca de novos habitats são algumas das mais sérias conseqüências dessa situação. E o quadro pode se agravar ainda mais se nada for feito para eliminar um sério problema que, segundo denúncias de moradores, tem acontecido com freqüência no Vale do Mutuca: o atropelamento de animais silvestres. Veja a seguir dicas importantes para evitar que isso aconteça: 

- Diminua imediatamente a velocidade do veículo ao notar a presença de animais silvestres na via. Se necessário, pare o veículo com segurança até o animal sair do caminho.

- Evite buzinar ou usar o farol alto. Do contrário, só irá paralisar ou assustar o animal, inclusive com o risco de ser atropelado por outros veículos que também trafeguem no local,  mesmo que você tenha conseguido se desviar.

- Geralmente os animais se abaixam ou correm para a frente na iminência de serem atropelados. Portanto, guie o veículo na direção contrária de onde o animal surgiu.

- Redobre a atenção em trechos próximos a áreas de proteção ambiental, principalmente durante à noite, quando muitos animais estão mais ativos.

- Pisque os faróis para alertar outros motoristas sobre a presença de animais na via de trânsito