Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Cuidado com a natureza faz do VILLA ALPINA um condomínio especial

Ernesto Lolato - Sub-síndico de Meio Ambiente do
Villa Alpina por vários anos.


O Villa Alpina, inaugurado no ano 2000, na região de Nova Lima, possui condições privilegiadas, como clima de montanha, natureza preservada, espaços livres, lazer e tranquilidade.


Com cerca de 200 residências, todo arborizado com espécies nativas – ipês, uvaias, jatobás, jenipapo, dentre outras, o condomínio tem Plano de controle ambiental aprovado pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Lima - SEMAN. Possui sistema de fossa séptica, tratamento de efluentes, ocupação controlada dos lotes, sistema de abastecimento de água próprio com tratamento e distribuição, trilhas para caminhadas e 114.800m² de reserva ecológica.


Ernesto Lolato, morador do condomínio há oito anos, diz que logo que se mudou para o Villa Alpina foi convidado para integrar o Conselho diretor, assumindo a função de subsíndico de meio ambiente. “Por vários anos tive o prazer de colaborar para a melhoria do nosso condomínio”, afirma.


Naquela época, o Villa Alpina ainda era uma área rural destinada à criação de gado, as áreas verdes de campo eram totalmente desflorestadas, enquanto as áreas de mata ciliar eram muito bem preservadas. “Avaliamos que era imprescindível uma ação de reflorestamento maciça. Contratamos, então, a Brandt Meio Ambiente que nos orientou desde a escolha das espécies até a redação de um livreto que todo condômino recebe quando decide construir no local. Esse pequeno manual orienta os moradores sobre o que plantar, a respeitar as faixas ecológicas, que os empreendedores previram na implantação do condomínio e que servem de passagem para os animais silvestres e até como aceiro para eventuais incêndios. O resultado do nosso esforço foi compensador, pois as quase vinte mil mudas plantadas cresceram e, hoje, fascinam os moradores de condomínios próximos, que não compreendem a mudança de visual do Villa Alpina”, comemora o condômino.


Ao falar das conquistas, Ernesto Lolato cita também o grande esforço de combate aos incêndios, que tem devastado grandes porções de mata em Nova Lima. O condomínio tem sistema de hidrantes que possibilita uma rápida ação da sua brigada de incêndio, única na região.


“O desafio é grande, pois o condomínio é vasto e necessita de esforços financeiros relevantes. Mas cuidar do meio ambiente não pode ser tarefa de poucos. É dever de todos não exagerar nos barulhos, não jogar entulho de obras nos lotes vizinhos, fazer força para realizar a coleta seletiva (que em breve será implantada no Villa Alpina), não deixar as fossas sépticas transbordarem, jogar pilhas e baterias no recipiente adequado, maneirar na velocidade etc. Temos muito a fazer e é importante a colaboração de todos. O meu apelo é que os moradores se envolvam de corpo e alma nesta tarefa de preservar esse pedaço de paraíso que é o Villa Alpina. Ninguém é melhor do que todos juntos”, finaliza
Ernesto Lolato.