Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Assessoria ambiental especializada é
contratada pela Promutuca


A Promutuca conta, agora, com um serviço especializado de assessoria ambiental, por meio da Caluma, que iniciou um trabalho de monitoramento do Vale do Mutuca, a fim de proteger a região, evitando ações de degradação e preservando a flora, a fauna e, também, a tranquilidade dos moradores. “O objetivo é poder contar com profissionais habilitados para emitir pareceres, com base nas leis ambientais, sobre os recursos naturais do Vale do Mutuca e as ameaças que ele sofre, entre elas as ocupações desordenadas de lotes e glebas”, ressalta o presidente da Promutuca, Flávio Krollmann.


As atividades da Caluma foram iniciadas em outubro passado, e de acordo com seu diretor, Marcus Tulio Ferreira de Oliveira, a primeira ação da empresa foi realizar uma avaliação ambiental numa área loteada, com o objetivo de monitorar os recursos naturais existentes. Foi observada a distância entre alguns lotes e os cursos d’àgua próximos e também identificadas duas nascentes, próximas aos mesmos. “Fizemos visitas técnicas aos lotes, observamos as características de solo, vegetação, questões hídricas e de fauna locais. O passo seguinte foi analisar as exigências das leis ambientais”, acrescenta a bióloga Rosana Rodrigues da Costa, da Caluma.


Na etapa posterior, a Caluma elaborou um relatório, já entregue à Promutuca, com o diagnóstico da ocupação e apontando medidas a serem tomadas para garantir a preservação ambiental. “Pelo contrato firmado, a Caluma orientará a Promutuca quanto ao que determina a legislação ambiental, tomadas de decisões e possíveis adequações que, por ventura, possam vir a ocorrer”, comenta Marcus Tulio.


Flávio Krollmann esclarece que o trabalho da Caluma dará embasamento técnico para que a Promutuca possa auxiliar os moradores dos condomínios, no sentido de orientá-los sobre as exigências das leis ambientais quando forem construir ou ampliar suas casas. A ONG também terá informações especializadas sobre as ocupações de lotes e glebas na região. “O serviço de consultoria e o diagnóstico ambiental fornecidos pela Caluma levarão a Promutuca a atuar com mais propriedade”, salienta.