Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Frente do Vetor Sul conquista
melhorias para a região


A Frente de Associações e Condomínios em Defesa do Trânsito no Vetor Sul vem alcançando vitórias significativas para a mobilidade urbana na região que liga Belo Horizonte e Nova Lima. Entre as principais conquistas estão a construção da “alça de subida da MG 030”; o fechamento do retorno na subida da MG 030; o depósito de R$ 3 milhões (pelo BH Shopping); a recuperação de cratera na MG 030 e o acordo assinado, recentemente, para construção da trincheira de descida da MG 030.


A Frente do Vetor Sul foi fundada, em 2010, pelos representantes da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires da Glória, e da Associação Residencial Unifamiliar, do Vale dos Cristais, Walmir de Castro Braga, que é advogado, administrador, e atua em movimentos associativos há quase 20 anos. “Diante da passividade dos responsáveis pelo trânsito na região e do insano crescimento vertical entre BH e Nova Lima, decidimos somar esforços, criando a Frente e convidando outras associações para integrá-la”, diz Walmir. Atualmente, além das fundadoras, mais 13 associações participam da Frente, entre elas a Promutuca.


Segundo ele, a Frente tem como objetivo aglutinar interesses na busca de melhorias para o trânsito, esgoto e meio ambiente; fazer representações junto ao MP e até propor ações, para as quais possui legitimidade, nos termos da Lei 7347/85. No que se refere às recentes conquistas, Walmir diz que as alças na MG 030 são paliativos. “Nossa principal luta é por obras estruturantes para a mobilidade urbana de todo o Vetor Sul”.