Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Análises laboratoriais preliminares comprovam contaminação do Córrego do Gregório

dor do Vila d´ El Rey de que as águas do Córrego do Gregório estavam sendo contaminadas pelo lançamento de efluentes do sistema de esgotamento sanitário do Condomínio Nascentes/Vale dos Cristais, publicada na quarta edição (mar/abr 2010) deste Informativo, a Promutuca entrou em contato com a Odebrecht Realizações Imobiliárias, responsável pelo empreendimento, para se inteirar das providências para resolver o problema. Também encaminhou ofício à Feam – Fundação Estadual do Meio Ambiente solicitando acesso ao licenciamento ambiental, sem resposta positiva até o momento.

Segundo a Odebrecht, em julho foram encaminhadas ao Ministério Público de Nova Lima as análises laboratoriais das amostras coletadas em vários pontos do Córrego do Gregório, e os resultados preliminares confirmaram a contaminação.

Para sanar as irregularidades encontradas, a Associação do Residencial Nascentes - que de acordo com a Odebrecht tem gestão e responsabilidade sobre a situação - foi alertada para inspecionar e corrigir os sistemas de fossas sanitárias deficientes.

A Promutuca irá acompanhar o desenvolvimento das iniciativas que estão sendo tomadas para evitar a contaminação do Córrego do Gregório, e o assunto certamente entrará na pauta das próximas edições do Informativo.