Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Novo loteamento entre as preocupações dos
moradores do Vila d’El Rey Anexo

 


Qual é a atual situação ambiental do Vila d’El Rey - Anexo?

Os moradores do Loteamento Vila d’El Rey - Anexo não se organizaram como condomínio de fato, nem como associação de moradores. Apesar de o loteamento ser constituído de mais de 500 lotes, constam apenas oito residências. Desta forma, não existe estudo ambiental elaborado especificamente para a área, a não ser aquele constante do Plano Diretor e dos órgãos ambientais de Nova Lima.

Quais são os principais objetivos ambientais da administração?

É fundamental que haja mais entrosamento entre os moradores. Até mesmo por sermos poucos, necessitamos estar
coligados com os demais condomínios circunvizinhos, e com participação junto à Promutuca para que possamos ter voz
ativa e também solucionarmos os nossos problemas, que são muitos.

Quais as principais dificuldades do condomínio?

A principal dificuldade do Vila d’El Rey – Anexo é não termos um representante legalmente constituído para interceder
junto aos órgãos da administração pública para obtenção de informações relativas ao meio ambiente, encaminhamento
de denúncias e interposição de medidas judiciais nos casos em que se fizer necessário, para resguardar o direito de todos. O meu nome consta na lista dos síndicos dos condomínios associados da Promutuca como representante do Vila d’El Rey – Anexo. Na verdade, participo voluntariamente como interessada principalmente nos assuntos ambientais, levando à Associação informações relativas ao meio ambiente e trazendo-as quando necessário ao conhecimento de meus vizinhos. E esse entrosamento é facilitado pois já atuei como procuradora da Promutuca. Outro problema é mais recente. O Vila d’El Rey – Anexo está situado em uma parte muito alta, com acesso pela Alameda Serra do Mar, onde está instalada uma área de serviços da Copasa. Temos tido ultimamente muitos transtornos com uma obra de expansão e/ou ocupação do nosso loteamento. Vários caminhões com cargas pesadas transitam diariamente pelo local. Nesse período de chuvas, eles já provocaram o afundamento do solo com conseqüências como dificultar o acesso dos moradores às suas residências. Não temos informações oficiais a respeito desse empreendimento. Conforme foi dito, não temos uma associação competente para obter tais informações na Prefeitura de Nova Lima. Pedimos, então, à Promutuca que verificasse a legalidade e as licenças ambientais para este empreendimento.

Qual a importância da participação dos síndicos dos condomínios no conselho deliberativo da Promutuca?

Os síndicos são de suma importância no Conselho Deliberativo da Promutuca. Isso porque uma de suas funções precípuas na administração do condomínio é justamente a fiscalização do meio ambiente, a fim de evitar a sua degradação, seja por ações humanas ou por causas naturais, como os incêndios florestais. Em suma, o papel de cada síndico é auxiliar a Promutuca no combate às atitudes nefastas praticadas em toda a região do Vale do Mutuca.

O que se espera da atuação da Promutuca?

Permanecer vigilante e fiscal do meio ambiente. Promover, sempre que necessário, todas as medidas e ações voltadas
à conscientização, tanto da população como dos órgãos governamentais, de que a vida depende da preservação de todos os nossos recursos naturais, cada vez mais escassos. É fundamental destacar que as catástrofes que têm ocorrido recentemente em todo o planeta nada têm de natural. São frutos da nefasta e inconseqüente ação humana.