Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Registro

 
SOS Nova Lima

Representantes da Promutuca também estiveram entre os participantes da carreata promovida pelo Movimento SOS Nova Lima no último dia 5 de novembro, na MG-030. O principal objetivo da manifestação foi reivindicar uma fiscalização mais rígida do uso e ocupação do solo, e a revisão do plano diretor que alterou as leis de ocupação do solo em Nova Lima.
O movimento exige audiências públicas sobre o assunto, e a imediata paralisação de empreendimentos imobiliários ilegais no município. O argumento, acatado pelo Ministério Público, é que pelo menos 50 novos empreendimentos estão sustentados por liberações irregulares fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sem a devida avaliação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semad), o que tem causado sérios impactos ambientais, entre eles a contaminação de diversos cursos d’água da região.
(com foto) – qualquer coisa, falar com a Janeth.

 

Interação entre humanos e saguis no Vila d’El Rey

Está prevista para o primeiro semestre de 2012 a apresentação da monografia do projeto “Simpatria e interação entre micos da espécie Callithrix penicillata e humanos no condomínio Vila d´El Rey em Minas Gerais”, que está sendo desenvolvido por Nathália Patrocínio Pereira, aluna da Faculdade de Ciências Biológicas da PucMinas (vide Informativo Promutuca 7 – Set/Out 2010).
A principal justificativa do projeto é que a interação entre humanos e indivíduos da espécie popularmente conhecida como mico sagüi foi estudada apenas em parques e centros urbanos e nunca em condomínios. Segundo a pesquisadora, os dados finais somente poderão ser divulgados depois da conclusão do estudo, que ainda estão sendo analisados.