Portal Promutuca

Twitter Flickr YouTube Google Facebook

Mosca soldado e helicônia: uma interação ecológica

Interações ecológicas são a base do bom funcionamento de um ecossistema. A relação entre insetos e plantas, por exemplo, às vezes é tão intensa que ocorre uma co-evolução entre as características do polinizador e da planta. Charles Darwin, no século XIX, observou a estranha morfologia da flor da orquídea Angraecum sesquipedale e concluiu que apenas um inseto que possuísse um aparelho bucal grande o suficiente para chegar até o néctar da flor poderia polinizá-la. No início do século seguinte, precisamente em 1903, foi descoberta a espécie de mariposa ( Xanthopan morganii praedicta ) com todos os requisitos morfológicos preditos por Darwin. Desde então, novos exemplos dessa íntima interrelação entre insetos e plantas têm sido cada vez mais estudados pela ciência. Pesquisas recentes realizadas no Parque Estadual do Rio Doce, maior área remanescente de Mata Atlântica do estado, indicam que as fêmeas da mosca soldado ( Merosargus spp.) utilizam uma espécie vegetal, a helicônia ( Heliconia episcopalis ), parecida com uma bananeira, para colocar seus ovos. Os machos ficam patrulhando as plantas como soldados, a fim de surpreender as fêmeas com o encontro sexual. Como os últimos machos quase sempre são os que fecundam os ovos, todos querem estar perto do berçário. Os combates são constantes e apenas os vencedores garantem o acasalamento.

Durante seu desenvolvimento, as larvas das moscas soldado utilizam da matéria orgânica em decomposição gerada pelas helicônias. Semanas depois se transformam em insetos adultos. A ação das larvas acelera o processo de decomposição da planta, disponibilizando mais rapidamente os nutrientes para o solo. Tal interação, portanto, acaba sendo benéfica para ambas as partes.

As informações são do biólogo Lucas Perillo, presidente do Grupo Bocaina História Natural e Educação Ambiental, mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pelo Laboratório de Ecologia e Comportamento de Insetos do ICB - Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Segundo ele, a pesquisa da interrelação entre a mosca soldado e a helicônia foi realizada no Parque Estadual do Rio Doce, mas ambas as espécies são comuns em outras áreas remanescentes de Mata Atlântica, como é o caso do Vale do Mutuca.